Iniciativa do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), já esteve nas regiões do Tapajós, Carajás, entre outras
O projeto “Secom por todo o Pará” tem o objetivo de levar conhecimento e propor discussões sobre os desafios e oportunidades da comunicação social no Pará. A iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação do Pará (Secom), chegou, neste sábado (22), à décima edição, visitando o município de Paragominas, na Região Rio Capim.
Ao todo, 32 profissionais do segmento da comunicação participaram do encontro. A jornalista Célia Santos, responsável por um site de notícias, foi uma das profissionais que aprovou a ação e a possibilidade de discutir sobre a profissão e aprender mais. “Eu vejo o ‘Secom por todo o Pará ‘ como algo muito importante e interessante. A partir do momento que você tem conhecimento de outras informações, novas ferramentas, isso faz com que seu trabalho melhore, tornando-se mais robusto”, afirmou.
O encontro foi realizado no Mavil Plaza Hotel e começou com a palestra “Conectando Vozes: Mídias Digitais e o Protagonismo Amazônida”, ministrada pelo coordenador dos cursos de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (Unama), Hans Costa. O profissional participou de seis das dez edições do evento e comemorou a oportunidade de somar em mais um encontro de comunicadores.
“É uma oportunidade muito rica de conhecer realidades diferentes. O ‘Secom por todo o Pará ‘ me ajudou e ajudou a todos os participantes a entender as múltiplas realidades em várias regiões do Estado, e a partir daí pensar como a gente pode trabalhar estrategicamente a comunicação”, destacou o palestrante.
Seguindo a programação, o especialista em marketing político, Júlio Pontes, apresentou a palestra “Ferramentas para uma Comunicação Eficaz”. O profissional tem experiência de 10 anos na área e já trabalhou em grandes campanhas eleitorais.
“É rico para quem vem apresentar. Eu vim de Brasília (DF), que é distante, e aqui, além de passar, recebi muito também de todos os presentes. A Secom está de parabéns. É um projeto que devia ser replicado em todo o país. Capacitar os profissionais de comunicação dos interiores é importante.
Projeto – Além de Paragominas, o “Secom por todo o Pará” já reuniu profissionais de comunicação nas regiões de integração Baixo Amazonas, Xingu, Tapajós, Carajás, Araguaia, Marajó, Rio Caeté e Tocantins. O projeto percorre diversos municípios levando palestras e oficinas sobre comunicação pública para os profissionais da área.