É assessor de prefeito, vereador, deputado, senador ou organizações públicas e programa posts? Por que você deve evitar programar postagens no Instagram
Trabalha com MARKETING POLÍTICO e costuma programar posts no Instagram? Neste texto, vou te convencer, com 4 motivos para você evitar programar posts do seu político nas redes sociais em ferramentas como MLabs e SproutSocial.
Assim como o Instagram, Facebook e Twitter, a imprensa é uma ferramenta de trabalho indispensável para quem trabalha com MARKETING POLÍTICO. É ela quem pauta, na maioria das vezes, as grandes discussões das redes sociais. Entenda: a imprensa, não necessariamente, é o Jornal Nacional. O Big Brother Brasil ou um jogo de futebol podem ser exemplos, por serem transmitidos por grandes veículos de imprensa.
Trabalho com Marketing Político há 10 anos e sei que às vezes é inevitável e muitas vezes é tentador programar. Afinal, você não quer parar durante o seu descanso para postar um conteúdo na rede do seu deputado, prefeito ou órgão público. Acertei?
Mesmo assim, vou trazer abaixo 4 motivos para você evitar programar suas publicações.
Instabilidade política
- O Brasil vive um momento de instabilidade política há alguns anos. Isso significa que a qualquer momento pode se iniciar uma crise de relevância nacional. Ou seja, o seu político vai precisar se posicionar sobre aquele determinado assunto. Ou ainda pior: a estratégia de comunicação será o silêncio. Caso você tenha programado um post e algo grave aconteça enquanto você dorme, o político pode estar “se promovendo nas redes sociais” durante uma crise.
- Exemplo: Postar um card de data comemorativa em meio aos ataques ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, ocorridos em janeiro de 2023.
Falhas no Instagram, Facebook, MLabs e SproutSocial
- Embora os sites e programas que programam posts estejam cada vez mais confiáveis, são constantes as falhas nos mesmos. Quem nunca teve a certeza de ter programado um conteúdo e no dia seguinte percebeu que ele não havia sido publicado? As falhas ocorrem também nas próprias redes sociais, que por vezes, publicam em apenas uma das plataformas e você só se dá conta dias depois.
- Exemplo: Programar um Reels para entrar no Instagram e Facebook e o post correr o risco de ser postado em apenas uma das plataformas.
Programas não confiáveis
- Apesar de programas de gerenciamento de redes sociais são, muitas vezes, não têm a autorização da Meta (Facebook e Instagram) para acessar seus dados. Mesmo que tenham, estão sujeitos a falhas e suspeitas.
- Exemplo: O MLabs foi suspenso em junho de 2021 e 39 milhões de posts feitos através da plataforma sumiram das redes sociais.
Contexto
- O seu político não deve se pronunciar apenas após fatos políticos. Isso você já sabe! Um grave acidente ou uma chuva que causou mortes podem requerer uma ação prática ou uma manifestação pública de um representante do povo.
- Exemplo: O rompimento da Barragem de Brumadinho ocorreu exatamente no dia do aniversário da cidade de São Paulo. Postar uma foto da família comemorando o feriado pode não representar a solidariedade que o momento pedia.